Como usar Web Workers sem arquivos externos

Para não ter que usar um arquivo externos, precisamos criar um Blob de um arquivo JavaScript.. porém para criar um blob de um JavaScript precisamos de uma string que é o conteúdo deste arquivo.. para isso precisamos usar function.toString()
Continue lendo

Publicado em API, javaScript | Deixar um comentário

Faça uso do Arrow Functions

Atualmente não existe razão para usar o var _this = this; ou outro nome para guardar o estado do this para uso futuro. Antes do EcmaScript6, isso era uma necessidade do código para referenciar o this para o escopo da atual função. Por Exemplo:

Framebuffer.prototype.invert = function() { 
    var _this = this; // or that, self 

    this.memory.map(function(location) { 
        return _this._invertLocation(location);
    });
};

Framebuffer.prototype._invertLocation = function() { ... };

Arrow Functions introduziram escopo léxico para funções. Isso quer dizer que o bind do this já é feito de forma automática. Lembrando que Arrow Functions sempre são anônimas.

A partir disso, veremos como ficará o exemplo acima fazendo uso do Arrow Functions.

Framebuffer.prototype.invert = (location) => {
    this.memory.map(location => this._invertLocation(location));
}

Framebuffer.prototype._invertLocation = (location) => { ... }

A linha do primeiro exemplo pode ser removida.

Abaixo tem alguns links para você saber mais sobre Arrow Functions(em inglês):

Também tem o JSRocks, que explica o que é Arrow Functions em português:

Publicado em ECMAScript6 | Deixar um comentário

Tutorial usando workflow com ES6, sócodar.js

Existe milhares de posts falando como usar ES6, falando de features do ES6, mas deixam muito em aberto como produzir com ES6. O fato é que sim, nós conseguimos fazer código ES6 para produção hoje e la vamos nós!

Durante este post, farei apresentação de um workflow, que já deixa configurado o ambiente de trabalho para escrevermos Web Apps com ES6, com testes unitários, e2e e documentação incluso, além de já ter preparado as tarefas necessárias para enviar o código em produção.
Continue lendo

Publicado em ECMAScript6, workflow | Deixar um comentário

Como encontrar variáveis globais no JavaScript

Evitar globais é uma pratica aceita por muitos programadores JavaScript no browser, quanto menos globais melhor.

Pesquisando sobre encontrar globais no JavaScript, a melhor referência que encontrei sobre o assunto foi o post “Detect Global Variables” do Remy Sharp. Continue lendo

Publicado em javaScript | Deixar um comentário

O que é IIFE no JavaScript?

Continue lendo

Publicado em javaScript | 24 comentários

O que eu preciso saber para começar com Ionic Framework

Neste post irei tirar algumas dúvidas a respeito do Ionic Framework e abordar como iniciar projetos de aplicativos híbridos com Ionic Framework.

O que é o Ionic Framework?

O Ionic é um framework Front-end Open Source para desenvolvimento de aplicativos híbridos para iOS7+ e Android 4.4+, é desenvolvimento pela drifty e começou a ser conhecido no inicio de 2014, no Brasil vários desenvolvedores já usam o framework e temos vistos alguns apps serem lançados como Mãeguru, Vivo Open Air, Renda Fixa e há um showcase no site do Ionic com vários apps que foram desenvolvidos com Ionic.

Tweet de um dos sócios e criadores do IonicFramework, o Ionic está bastante forte no Brasil (minha resposta a ele está no final deste post rsrs)

Continue lendo

Publicado em ionicframework | 12 comentários

O que é Event Delegation no JavaScript?

Event Delegation é algo muito utilizado em web sites porém é um pouco difícil de explicar, então peço a sua paciência.

Com Event Delegation nós podemos ouvir por eventos que acontecem no HTML como click, mousedown, entre outros. Porém em vez de adicionar eventos para cada elemento no DOM, nós adicionamos apenas um evento em um elemento pai, que irá servir para detectar eventos nos elementos filhos. Continue lendo

Publicado em javaScript | 11 comentários

Como minificar e concatenar scripts AngularJS com GulpJS

Neste post vou mostrar como otimizar uma aplicação feita em AngularJS, minificando e concatenando scripts e CSS. E faremos um demo que demora 28 segundos para carregar demorar apenas 5 segundos.

Continue lendo

Publicado em angularjs, gulpjs | 3 comentários

O que é e como usar o const no JavaScript?

logo_JavaScript

O const é usado para declarar variáveis constantes no JavaScript, variáveis assim como o var e o let, porém como é uma variável constante, o valor dessa variável nunca é alterado, sempre é o mesmo e se você tentar alterar o valor nada acontecerá e se você tentar declarar outra constante com mesmo nome dará um erro. Vamos aos testes.

const tem um escopo idêntico ao var, dentro de funções eles criam um contexto novo, e podem ser globais também, então se você já sabe como funciona os escopos do var, use a mesma lógica com o const. Continue lendo

Publicado em javaScript | Com a tag , , | 13 comentários

O que é o let no JavaScript (ES6)

logo_JavaScript

Uma das primeiras coisas que se nota olhando um código do tal ES6, é que a maioria dos códigos usam um ‘let’. Basicamente o let é a nova forma de declarar variáveis no JavaScript em que todas as chaves criam um novo escopo para as variáveis, isso é, ele funciona da mesma forma que o var já funciona, porém as variáveis que estão dentro de qualquer chaves {…} não são acessíveis fora das chaves. Daqui 10 anos, você muito provavelmente só usará o let, então de atenção para isso. Continue lendo

Publicado em javaScript | 7 comentários